domingo, outubro 31, 2004

Curso prático de como fingir que trabalha

A ARTE...

1- Nunca caminhe sem um documento nas mãos

Pessoas com documentos numa das mãos parecem funcionários ocupadíssimos que se dirigem para reuniões importantes.
As pessoas de mãos vazias parece que se estão a dirigir para a cafetaria.
As pessoas com um jornal nas mãos parece que se estão a dirigir para o WC.
Sobretudo, leve algum material para casa: isso causa a falsa impressão de que você está a trabalhar mais horas do que costuma trabalhar.

2- Use o computador para parecer ocupado

Quando você usa um computador, parece que está a «trabalhar», para quem observa ocasionalmente.
Você pode emitir e receber e-mail pessoal, ficar na conversa ou ter uma explosão, sem que isso tenha alguma coisa a ver com trabalho.

3- Confusão na secretária

Quando a sua mesa está uma confusão, parece que você está trabalhando duramente.
Construa pilhas enormes de documentos em torno do seu espaço de trabalho.
Para o observador, o trabalho do ano passado parece o trabalho de hoje: é o volume que conta.
Se você souber que alguém se está a dirigir para a sua sala, finja que está à procura de algum papel.

4- O correio de voz

Nunca responda aos telefonemas se você tiver correio de voz.
As pessoas só lhe telefonam para lhe dar nada além de mais trabalho.
Seleccione todas as suas chamadas através do correio de voz.
Se alguém deixar uma mensagem no correio de voz para si e se for de trabalho responda durante a hora de almoço, quando você sabe que eles não estão lá.

5- Pareça impaciente e irritado

Você deve estar sempre parecendo impaciente e irritado, para dar ao seu chefe a falsa impressão de que está realmente ocupado.

6- Vá-se embora sempre tarde

Deixe sempre o escritório mais tarde, principalmente se o seu chefe estiver por perto.
Passe sempre na frente da sala do seu chefe quando se estiver a ir embora.
Emita e-mails importantes muito tarde (tipo 21:35, 6:00, etc...) e durante feriados e fins de semana.

7- Reclame sozinho

Fale sozinho quando tiver muita gente por perto, dando a impressão de que você está sob pressão extrema.

8- Estratégia de empilhamento

Empilhar documentos em cima da mesa não é o suficiente: ponha vários livros no chão (os manuais grossos do computador são melhores ainda).

9- Construa um vocabulário

Procure palavras difíceis no dicionário.
Construa frases e use-as quando estiver a conversar com o seu chefe.
Lembre-se: ele não tem de entender o que você diz, desde que o que você diga dê a entender que você está certo.

10- O MAIS IMPORTANTE!

Não envie isto ao seu chefe por engano!

(Pois, diz isto quem está desempregada...enfim...)