segunda-feira, agosto 15, 2005

Trabalhar em Turismo torna as pessoas más!

Toda a gente odeia Avecs! Mas poucas pessoas sabem explicar o porquê desse ódio... talvez por serem emigrantes, talvez por falarem francês, talvez por serem emigrantes e falarem francês, não sei...

Bem, como é sabido, sou guia turístico. E nessa profissão tenho como clientes pessoas de todos os continentes, desde Europeus a Africanos, Asiáticos, Norte e Sul americanos... A maior parte dos meus clientes são boa gente, descontraídos e com estórias interessantes sobre os seus países para contar. Por exemplo, não fazia ideia que Curação havia sido Portuguesa, nem que na Nova Zelândia os caimões (uma espécie de galináceo) são considerados uma praga, enquanto que na Europa só existem em Portugal e pouco mais...

Mas também tenho maus clientes. E esses maus clientes possuem a denominação comum de AVECS! Não estou a falar dos franceses verdadeiros, com esses não há problema, estou a falar dos patos bravos! Dos "Zé Miguel, vien ici!" ODEIO AVECS! Perdoem-me, eu sou um gajo boa onda e não me chateio com ninguém, mas odeio essa corja!

São chatos, querem saber tudo, estão sempre a queixar-se, fogem de mim a meio da visita guiada, são impossíveis de controlar, estão sempre de trombas, pensam que "lá não é como cá" e têm a mania de SÓ falar francês, quando podem e sabem perfeitamente falar Português! E são estúpidos! Um exemplo, a meio de uma visita guiada com Avecs:

Guia: Então, está a gostar da visita?

Avec: Pardon, je ne parle bien Portugais.

Guia: Amanhã vai haver uma exposição de Tunning aqui em Faro...

Avec: Tunning? Ena pá, gosto mesmo de Tunning! Modifiquei o meu carro todo de uma ponta a outra! Lá na França é que há boas exposições de Tunning! uma vez vi lá um carro que tinha máquina de lavar e tudo!


Os emigrantes na Alemanha também não são muito melhores (desculpa, Sueco), mas os Avecs são o cúmulo da nojiçe! Nunca mais acaba Agosto para estes patos bravos voarem outra vez para França...

4 Comments:

At 6:15 da tarde, Blogger Carca said...

Haja alguém que me compreenda! E é verdade, a maioria dos Espanhois são gente fina! Custa-nos admitir isso, mas e a mais pura das verdades!

 
At 10:11 da tarde, Blogger W. said...

Eu acho que isto é uma verdade universal! E um dos problemas é mesmo falarem francês, eu tenho a honra de trabalhar com 3 avecs - curiosamente em turismo - que constitui 60% do escritorio; aquilo às vezes é muito, muito doloroso...

 
At 4:44 da tarde, Blogger fmbmamede said...

"lá na fransss non é nad assim ah?"

 
At 2:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois, aqui por frankfurt nao ha ‘avecs’. O que vem mais ou menos por definicao. Continuando pelos caminhos do mais ou menos obvio, diria que o que por aqui há são mm emigras tugas em frankfurt. O que curiosamente me exclui a mim, que trabalho em territorio europeu, mas não alemao. Enfim, torcidas do enredo à parte, e continuando com os outros, que trabalham e vivem no estrangeiro que é este pais, conheco uns quantos que gerem e frequentam um tasco na periferia da cidade, onde a malta vai ver a bola e comer bifanas.
A gestao do estabelecimento esta a cargo de gente boa do distrito de Viseu, e das suas duas filhas, não menos boas, Prazeres e Gina. Ajudam no tasco, e quando não o fazem, tratam de centrar em si as atencoes, causando furor apenas suplantado em dias de bola. Dir-se-ia que as outras gentes, os tugas que se vao prostrando do lado de ca do balcao, se esquecem, por força do habito, que há sitios onde ainda assim são entendidos, na medida em que alguem, em qq lingua, se consegue fazer entendido.
E pronto, hoje é dia de bola! Periferia da cidade, aqui vou eu!

sueco

 

Enviar um comentário

<>