sexta-feira, junho 10, 2005

O sol, a praia, o Algarve e os kosovares

Ainda nem terminei o meu curso e já consegui trabalho, no Algarve e como efectivo! Tive mesmo uma grande fezada! Estou a trabalhar para esta empresa, e basicamente o que eu faço é venda de bihetes para carreiras para a ilha Deserta (na Ria Formosa) e visitas guiadas para a mesma ilha, atravessando a mesma Ria. Tenho que saber um cagalhão de nomes de pássaros em várias linguas, os pormenores mais obscuros da Ria Formosa, e dados estatísticos, muitos dados estatísticos (os Ingleses adoram estatísticas)!

Neste momento, a minha vida é esta:

8:00 - Acordo de manhã cedinho;
9:00 - Desloco-me de Albufeira a Faro;
9:30 - Monto a barraca e começo a meter-me com os bifes e cámones que vão passando;
Entre 9:30 e 11:00 - Alguns bifes ligam ao meu paleio, compram os bilhetes para a carreira ou para o circuito de natureza;
11:00 - Embarco para fazer a visita guiada;
Entre as 11:00 e as 12:00 - Explico tudo que vejo às pessoas, no meu melhor Português/Inglês/Castelhano/Alemão/Chinamarquês;
12:00 - O Barco chega à Ilha Deserta;
12:15 - Mando as pessoas passear na praia das Conchas, escondo-me a fumar um cigarro e a chamar baixinho nomes às pessoas que estão numa das praias mais lindas de Portugal a curtir milhões, enquanto que eu tenho de trabalhar;
12:30 - Espeto-lhes com figos secos e amêndoas, digo que são produtos tradicionais de Faro. Espeto-lhes também com Amarguinha, dizendo-lhes que é caseira e não que foi comprada no Lidl no dia anterior;
13:00 - Regresso a Faro;
13:30 - As pessoas batem palmas e largam gorjeta. Eu fico todo inchado.
14:00 - Almoço e regresso ao Cais, para uma nova rotina Paleio/Visita Guiada/Regresso a Faro
17:30 - Supostamente saio do Trabalho;
20:00 no mínimo - Saio do trabalho depois de algumas horas a fazer ementas para o Restaurante da ilha e a preparar trabalho para o dia seguinte;
Entre as 22:00 e as 0:00 - Depois de jantar, estudo sobre a Ria Formosa até cair para o lado de sono.

E é esta a minha vida. É um bocado vida besta, mas pronto, tenho a vantagem de ter um patrão 5 estrelas e um staff no barco da visita guiada imbatível. Mas ainda assim, quem me dera estar na Berlenga de papo para o ar a apanhar bronze! Enfim, temos de ser kosovares em algum momento na vida, não é verdade?