terça-feira, outubro 04, 2005

Amanhã é o Dia Nacional dos Professsores

O Dia Mundial do Professor é comemorado desde 1994 numa centena de países e por mais de 60 milhões de docentes como forma de celebrar uma recomendação internacional sobre o estatuto dos professores, que data de 05 de Outubro de 1966.
Mas ser professor já não parece ter a mesma aura de outrora. De uma profissão ambicionada e respeitada, a docência chega hoje a ser encarada como uma mera alternativa ao desemprego. Ser professor hoje é diferente em relação ao que era? O prestígio social associado à profissão mantém-se? Ou os tempos mudaram e os jovens procuram hoje actividades que, mais do que conferir um determinado estatuto, sejam melhor remuneradas?
A vida de professor está cada vez mais difícil, e à que chamar a atenção para a situação de apreensão que os professores estão a viver neste momento. O desemprego, escolas sem condições para trabalhar e com o governo a tentar "camuflar" uma possível diminuição substancial do investimento financeiro, parece-me que o futuro é bastante incerto, o que a mim particularmente afecta e muito!

1 Comments:

At 5:54 da tarde, Blogger Carca said...

Eu não sei é como ainda há pessoas a querer ser professores... É triste, mas o ensino é cada vez mais um beco sem saída. A esposa de um grande amigo meu, por exemplo, tem o curso de Educação Física... A sua profissão: Operadora Turística. Há que procurar alternativas, amigo!

 

Enviar um comentário

<>