PARA QUEM DUVIDOU DO "JAMANTA"
Raia-gigante e Jamanta(Mobulidae, 3 espécies)
Raias de grande porte - as jamantas podem atingir mais de 6,5 m de largura -, ocorrem em todo o Atlântico e caracterizam-se por possuir dois prolongamentos das nadadeiras peitorais, que se projetam à frente dos olhos. Sua alimentação é composta predominantemente por pequenos organismos que se localizam próximo à superfície, pequenos crustáceos e peixes, que são empurrados para sua boca com o auxílio das expansões laterais da cabeça. Assim como as raias das duas famílias anteriores (Myliobatidae e Rhinopteridae), as jamantas e as raias-gigantes nadam "batendo" as nadadeiras peitorais como asas, e freqüentemente saltam para fora d'água, planando consideráveis distâncias sobre a superfície. Muitas vezes, estas raias nadam em cardumes e os saltos são dados pelo grupo simultaneamente, proporcionando um espetáculo incomum.
2 Comments:
Zé, não sei porque foste tu a por este post. Mas dou a mão a palmatoria, so acreditei quando vi que se designava jamanta.
Também não sabia que esses bichos saiam fora de agua.
Sim sr., tou a ver que o Sueco tinha razão, ganhou o jogo é certo, no entanto no que respeita à cartada a história foi outra. A própósito, não andam aí uns litros de cerveja para pagar!?
Enviar um comentário
<>