quarta-feira, janeiro 12, 2005

500 milhões?... 300...hum.. 20 milhoes de Ajuda?

Já passou um tempinho desde o dia 26 de Dezembro, o dia do desastre. É agora tempo de reconstruir, recuperar, ajudar. Multiplicam-se as visitas dos governantes deste nosso mundo (sim, porque aquilo lá é outro mundo) àquela região.

Chegam para um aperto de mão, para mandar um sorriso, para lançar um olhar (de longe, não vá o diabop tecê-las) àquele cenário desolador.

Entre eles, homens de poder, combinam valores, articulam os números que depois apresentam ao mundo em luxuosas recepções.

- Nós vamos dar "tanto"!!

- Não, não, mas nós damos "X"!!

- Espera, nós é que vamos dar "tal"!!

Espectáculo!!

Com todos estes donativos aquilo é que vai ser recuperar, aquilo é que vai ser reconstruir à grande...
...Mas isto é enquanto estamos todos a reparar nisso...

Tal como em tantos outros casos, a história vai voltar a repetir-se.

Como testemunhas de toda esta vontade de ajuda temos as populações de Bam no Irão que, depois do terramoto de Dezembro de 2003, que matou 30 mil pessoas. Nesta ocasião foram prometidos 1100 milhões de Dólares. No final o país recebeu 17 Milhões.

Depois do Furacão "Mitch", que arrasou por completo algumas regiões da América Central em 1998 foram prometidos 9 Milhões de Dólares. Cinco anos depois, menos de um terço foi entregue.

No Sudão, conflitos entre grupos rivais provocaram uma catástrofe humanitária com a expulsão de 1,5 milhões de pessoas das suas casas em Darfur, foram prometidos 720 milhões, chegaram 68 por cento.

Na Libéria, depois de 14 anos de guerra civil, e milhões de mortos e desalojados, prometeram-se 520 milhões, chegaram apenas 160 milhões.

Estas reuniões que agora se realizam mandam para o ar numeros que deveriam ser os do dinheiro que é enviado já para realmente ajudar na recuperação do país mas não...
são prometidos mundos e fundo e depois em vez de dinheiro nem se chega a ver.

Por vezes dizem que foi usado para pagar as deslocações daqueles que estiveram no país a ajudar, por vezes é arrastado por períodos de 20, 30 e 40 anos ou até mais, por vezes nem se diz nada e o dinheiro n aparece.

Se estes senhores engravatados, os donos do poder deste nosso mundo, realmente quisessem resolver e ajudar aquele outro mundo, o dos países mais pobres, já há muito teriam feito deste , um mundo melhor, não é?


Cutskamarkans






1 Comments:

At 6:19 da tarde, Blogger Al Zheimer said...

Eu penso que ninguem dá nada a ninguém. Mas neste caso penso que o dinheiro vai mesmo aparecer. Vai ser só dinheiro a entrar onde houver petróleo e boas condiçoes para o turismo.

 

Enviar um comentário

<>