sexta-feira, setembro 16, 2005

Penicheiros Ilustres (1)

O Blog Omnivore é um cantinho especial escrito na sua esmagadora maioria por naturais de Peniche, e muitos dos posts aqui colocados estão relacionados com a nossa santa terrinha. Como meio pequeno que é, temos sempre um grande orgulho quando algum filho da terra se destaca por algum motivo, quer tenha nascido em Peniche, vivido por aqui durante uma temporada ou comido caracóis uma vez no Boina Verde! Sempre que uma pessoa destas aparece na televisão, ouve-se sempre o comentário: “Este gajo é de Peniche!” Assim, hoje, inaugura-se uma rubrica que poderá vir ou não a ter continuidade, rubrica a que apelido carinhosamente de PENICHEIROS ILUSTRES!

O primeiro Penicheiro ilustre aqui representado é então JOSÉ RACHÃO.



Imagem roubada descaradamente ao Cromo dos Cromos

Quem é: José Rachão é natural de Peniche, e destacou-se no Futebol, tendo sido Junior no Benfica e Sénior em equipas como o Vitória de Setubal, Académico de Viseu (na foto) e Académica de Coimbra, entre muitos outros. A teoria da evolução das espécies de Darwin não falha, e foi natural que o José Rachão jogador da bola se transformasse no José Rachão treinador da bola. Leixões, Caldas, Famalicão, Varzim, Águeda, Rio Ave, Nacional, Paços de Ferreira, Amora, Maia, Atlético, Estoril e Seixal, Fafe e Torreense foram algumas das equipas treinadas por este senhor, até regressar ao Vitória de Setubal como Mister.

Maior Feito: Vencer a Taça de Portugal com o Setúbal, cilindrando um Benfica campeão, se bem que a sua maior vitória foi ver-se livre daquela barba estranhamente similar a algodão doce...

É tão Penicheiro que: O meu pai jogou à bola com ele e o irmão dele é (foi) meu vizinho.