Extinção de arsenal do IRA hoje em Belfast
O general canadiano John de Chastelain, encarregue do desarmamento dos paramilitares norte-irlandeses, deverá anunciar, hoje à tarde, em Belfast, na Irlanda do Norte, que o arsenal do Exército Republicano Irlandês (IRA) foi desmantelado sob a sua supervisão, informou fonte oficial.
O IRA renunciou oficialmente à violência a 28 de Julho passado e comprometeu-se a desmantelar o seu arsenal por completo sob a supervisão de uma comissão internacional presidida pelo general Chastelain.
Dois membros do clero, um católico e outro protestante, foram também autorizados pelo Estado-maior do IRA, a principal organização clandestina católica da ilha, a assistir ao desmantelamento, como testemunhas. Os dois membros do clero deverão falar hoje, durante a conferência de imprensa organizada pela comissão internacional para o desarmamento, num hotel de Belfast, às 13 horas portuguesas. O desarmamento do IRA era exigido pelos dirigentes protestantes da Irlanda do Norte desde o início do processo de paz, há mais de dez anos. Porém, como realçam alguns analistas, a real dimensão do arsenal do grupo paramilitar permanece uma incógnita.
Será que é desta que católicos e protestantes vão deixar de se matar uns aos outros e os outros aos uns?